segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

¨BASQUETE ESPECIAL EM CADEIRAS DE RODAS¨


A modalidade é praticada por atletas de ambos os sexos com deficiências permanentes nos membros inferiores, sob as regras adaptadas da Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas (IWBF).
As cadeiras são adaptadas e padronizadas, conforme previsto na regra. Cada atleta é classificado de acordo com o grau de deficiência, quanto maior a deficiência menor a pontuação do jogador ou seja, o jogador mais comprometido fisicamente é classificado com 1.0 e o jogador com menor nível de deficiência recebe 4.5. Os pontos dos 5 jogadores somados não podem ultrapassar 14 pontos.
As regras do basquete em cadeira de rodas são muito semelhantes as do jogo de basquete tradicional. São feitas apenas algumas modificações que levam em consideração a cadeira de rodas, a mecânica da sua locomoção e a necessidade de se jogar sentado. Os jogadores podem usar faixas e suportes que o fixem na cadeira ou faixas para prender as pernas juntas.
A cada dois toques na cadeira, o jogador deve quicar, passar ou arremessar a bola. As dimensões da quadra e a altura da cesta são as mesmas do basquete olímpico.
Hoje o Basquete de Cadeira de Rodas é um dos principais esportes para pessoas com necessidades especiais no que concerne o benefício físico e psicológico oriundos da prática do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário