segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

¨HISTÓRIA DE VIDA¨


Quando adolescente, o ala-armador Leandrinho Barbosa, da seleção brasileira de basquete, circulava de bicicleta pela periferia de São Paulo. Por gosto e, principalmente, por necessidade, a bicicleta continuou acompanhando o craque quando ele começou a jogar nos clubes das regiões nobres da cidade.
Em 2003, fisgado da seleção brasileira, diretamente para o draft da NBA, Leandrinho viu abrirem-se as portas do sucesso e também carrões. Mas nem ele mesmo sabia o estilo de vida que a grana farta poderia lhe proporcionar. Por isso, antes do primeiro treino no Phoenix Suns, passou num supermercado e comprou uma bike sensacional, com várias marchas e amortecedores. E o melhor: pela mixaria de 80 dólares. E lá se foi ele para seu primeiro treino.
Na chegada, o garoto de Pirituba (bairro pobre de São Paulo), ficou de queixo caído: ¨Só tinha Lamborghini, Ferrari e Jaguar no estacionamento! Estacionei minha bicicleta no meio daqueles carrões e fui me apresentar ao treinador.¨ Na saída, LB, como passou a ser chamado - os colegas acham Leandro Barbosa impronunciável - levou um choque. A bicicleta tinha desaparecido. Ele voltou ao ginásio para denunciar o furto e foi recebido com gargalhadas pelo administrador. ¨Os meninos destruíram sua bike!¨ Leandrinho quis ver. De fato, a bicicleta estava torcida e retorcida na lixeira. Ele chorou. Que turma de bad boys, aquela com a qual ele teria de conviver!
Mas a história ainda não tinha chegado ao fim.No dia seguinte, terminado o treino, o capitão do time ofereceu carona ao calouro. No estacionamento, diante de um cadillac branco, ele entregou a chave a Leandrinho e deu voz de comando ¨Dirija, você!¨ O brasileiro refugou: No way! (de jeito nenhum) Steve Nash, então, colocou as chaves nas mãos do novato e caiu fora. Sem alternativa, Leandrinho teve de voltar para casa em seu primeiro carrão na América, um presente de boas-vindas dos companheiros de equipe.
No seu primeiro dia de treino, ao ver todo o aparato do ginásio que estava treinando, pediu, humildemente ao treinador: ¨Posso dormir aqui esta noite? Mas não tem cama nem travesseiro! disse o treinador. Não tem problemas, eu durmo no chão com a bola de basquete na minha cabeça como travesseiro!¨

Jogador: Leandrinho Mateus Barbosa
Equipe: Phoenix Suns
Posição: Armador
Data de nascimento: 28/11/1982
Altura: 1,91 mts. / 6-3 pés
Peso: 79,8 kg. / 176 Ibs.
País de origem: Brasil / NBA. com/brasil
O brasileiro se declarou elegível antecipadamente para o NBA Draft 2003. Ele é rápido e tem se convertido em um dos jogadores mais dominantes na liga de seu país apesar de sua juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário